ComputaçãoAtalhos no teclado:
Descubra como acelerar suas tarefas
Da Redação - 29/01/2008 - 12:15
Passar horas e horas na frente de um computador pede algumas saídas criativas para quem pretende ganhar tempo em frente à maquina. Explorar ao máximo os atalhos do teclado pode ser uma boa alternativa. Com alguns cliques, é possível cortar caminhos e adiantar boa parte das tarefas diárias. Veja aqui como isso pode ser feito nos principais sistema sistemas operacionais.
Windows: além de Ctrl C e Crtl V
Alguns dos atalhos para PC já são corriqueiros para usuários de sistemas Windows – os famosos atalhos Ctrl (sigla sem vogais para ‘Control’) C e V, para copiar e colar arquivos e textos. Mas você sabe como explorar o botão “delete” de seu teclado, por exemplo? Se você apertá-lo antecedido por Shift (Shif+Delete), apagará um arquivo completamente da memória do seu computador, sem mandá-lo para a lixeira.
Já outro botão que, diferentemente do Delete, fica muito esquecido e poucos sabem para que serve é o que tem o logotipo do Windows – situado entre i ‘Crtl’ e o ‘Alt’ à esquerda na maioria dos teclados. Se apertado sozinho, ele abre o menu Iniciar, mas combinado com o ‘Break’ (outro botão esquecido, ao lado das luzes do canto superior direito do teclado), é possível abrir a janela de Propriedades do Sistema e ver todas as configurações da máquina.
Também dá para ir diretamente à área de trabalho sem ter que relar no mouse: é só apertar a tecla Windows seguida de D ou M. Já combinada com o E, abre-se o “Meu Computador”, e com o F, uma janela para pesquisa nos arquivos de toda máquina.
Veja alguns exemplos exclusivos para navegação no Microsoft Internet Explorer:
• CTRL+B abre a caixa de diálogo Organizar Favoritos
• CTRL+F inicia o utilitário de Localizar
• CTRL+H abrir a barra de Histórico
• CTRL+I abrir a barra de Favoritos
• CTRL+N inicia outra janela do navegador com o mesmo endereço na Internet
• CTRL+O abre a caixa de diálogo Imprimir
• CTRL+R ou F5 atualiza a página atual
• CTRL+W fecha a janela atual
Aviso: algumas combinações de atalho variam de acordo com a versão do Windows. Caso você use Windows 95, 98 ou Millenium, verifique aqui os atalhos que pode usar. Já os usuários de Windows XP devem conferir outra página.
Atalhos para usuários Mac OS X
Os usuários Mac estão acostumados a um teclado um pouco diferente daquele comum ao Windows. Uma das primeiras teclas que um novato no mundo Mac reconhece é o botão Command – similar a um Alt dos outros teclados.
Outra tecla diferente é a “Option”, que ocupa o lugar do logotipo Windows nos outros teclados.
Combinadas, Option e Command podem ajudar muito a vida do usuário. O atalho Option+Command+H esconde menus abertos no computador quando o menu especial de pesquisa está aberto. Já se as duas teclas forem pressionadas seguidas de W, todas as janelas do menu de arquivos se fecham.
Para deletar arquivos sem fazê-los passar pela lixeira – ou seja, exclui-los definitivamente, como foi explicado para o Windows – o usuário deve ativar quatro teclas diferentes ao mesmo tempo: Option+Shift+Command+Delete.
Conheça alguns outros atalhos para Mac:
• Command+C ou Command+V são atalhos para os famosos copiar (C) e colar (V)
• Command+Shift+3 tira uma foto da tela (como se fosse um PrintScreen)
• Option+Command+W ou C fecha todas as janelas
• Option+Command+Eject (ou Option+Command+Power) coloca o computador em modo de espera
• Control+Command+Eject fecha todos os aplicativos e reinicia o computador
• Option+Command+ + (tecla +, mais) aumenta o zoom de aproximação
• Option+Command+ - (tecla -, menos) dá zoom de afastamento
Para mais dicas de comandos para teclados Mac, veja a página da Apple com os principais atalhos. Já para quem usa um Mac que roda sistema Windows, a Apple dá algumas (poucas) dicas, que podem ser encontradas aqui.
Para navegar mais rápido no Firefox
A tecla F7 tem função para o Firefox, mas não em outros navegadores, como é o caso do Internet Explorer ou do Opera. Com ela, é possível desativar o cursor do teclado, que permite selecionar texto ou navegar pela tela página utilizando as teclas.
Outra função interessante para o navegador é a ferramenta para auto-completar sites que são digitados diretamente na barra de endereços. Para fazer isso, é só digitar o início da página na barra de navegação, sem colocar o início (http://), e apertar Ctrl+Enter. Esse atalho é válido para completar endereços “.com”. Já para chegar mais rápido a páginas com final “.net”, usa-se Shift+Enter, e para sites “.org”, o caminho é um pouco mais extenso: Ctrl+Shift+Enter.
O Firefox também tem um gerenciador específico de downloads – o que não é encontrado no Internet Explorer. Todos os arquivos baixados pelo usuário diretamente da Internet ficam em um box separado. Para abrir diretamente essa caixa, é só apertar Ctrl+J (ou Cmd+J, caso o computador seja um Mac). Para quem usa Linux, o comando é Ctrl+Y.
Retirado de :
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=554