|
| Metodologia de trabalho | |
| | Autor | Mensagem |
---|
paulo Iniciante
Número de Mensagens : 5 Data de inscrição : 04/03/2008
| Assunto: Metodologia de trabalho Qua Mar 05, 2008 10:36 pm | |
| Saudações pessoal.Finalmente me faço presente por aqui.O "Localizador", idealizado pelo Fábio, parece ser a única e, conseqüentemente, melhor idéia. Particularmente, gostei bastante e acabei pensando em incrementos posteriores. Independente de qual seja a idéia, o mais importante será a forma de trabalhar nela para que os mesmo erros passados não se repitam. Vou supor a situação abaixo para demonstrar minha idéia.O “Localizador” será divido em três camadas: - A apresentação, tendo em mente o visual e a interação com o usuário. Lembrando a necessidade de usar apenas o ponteiro do mouse para a navegação (caso o ideal seja usar o chamado Touch Screen). - As “regras de negócio”, que visam atender a busca dos pontos de interesse nos mapas. Poderão ser demonstrados variáveis do caminho até o destino, programáveis por um administrador assim como os próprios pontos de interesse; - A persistência aos dados, que propõe a interação com os mapas disponíveis. Os mapas teriam escalas padronizadas que permitissem programações posteriores, facilitando a inserção de pontos de interesse pelo administrador.Assim, poderíamos dividir os alunos em pelo menos duas equipes (no máximo três), responsáveis pelas camadas citadas anteriormente. A responsabilidade envolve pesquisa, desenvolvimento, documentação e até mesmo patrocínio se necessário. Cada camada possui passos na sua construção, fatias do todo que devem ser atribuídos a todos os integrantes. Essas pequenas etapas devem envolver pesquisa, desenvolvimento e documentação por parte do indivíduo. Líderes seriam propostos entre as equipes para que estes pudessem se reunir e somar cuidadosamente o trabalho gerado, assim como acompanhar o progresso geral e comunicar às suas equipes. Com isso, espera-se que todos façam de tudo (o que gostam e o que não gostam). Essa é a minha proposta de trabalho para esse semestre. E desde já, agradeço a atenção de vocês. Valeu pessoal!Até + | |
| | | P3 Admin
Número de Mensagens : 133 Data de inscrição : 17/01/2008
| Assunto: Bem vindo!!! Qui Mar 06, 2008 6:03 am | |
| Olá Paulo, seja bem vindo
Gostei bastante da sua idéia de como dividir o trabalho, porém como já havia lhe dito anteriormente, eu tinha outros planos em mente, como dividir o trabalho por tarefas fazendo com que os participantes procurassem executar a tarefa que mais lhe agradassem, fazendo com que todos ficassem mais "sastifeitos" e motivados com o desenvolvimento do trabalho. Porém, tenho que concordar que isto poderia levar o projeto ao buraco, levando em conta que não haveria tanta cobrança individual do participante em relação ao projeto. Por outro lado acho que haveria mais empenho de cada um por estar fazendo uma parte do trabalho com a qual se identifica, podendo até ser mais do que uma. Já a sua idéia visa o bom andamento do projeto, com participantes desenvolvendo o que gostam e o que "precisam" fazer, independente se gostam ou não, fazendo com que haja maior cobrança individual. Resumindo, a sua idéia é algo que já existe e também comprovado que funciona, já a minha idéia seria apenas um "experimento", acredito que daria certo também. Mas agora cabe ao restante da sala apresentar novas idéias ou escolher por qual caminho deseja seguir. Paulo é isso ae, abraços e até mais
| |
| | | wellington Iniciante
Número de Mensagens : 19 Data de inscrição : 30/01/2008
| Assunto: Re: Metodologia de trabalho Sex Mar 07, 2008 7:00 am | |
| Eu acho que o ideal, embora dificil de acontecer, era encontrar uma solução para que ambas metodologias fossem utilizadas, seria uma espécie de rodizio, em que todos participassem de todos os processos, com um lider de cada setor, para que passasse como está o andamento do projeto para quem vai se juntar a este grupo no momento em que ocorresse o rodizío. | |
| | | ericmilaneze Iniciante
Número de Mensagens : 16 Data de inscrição : 03/03/2008
| Assunto: My idea Sex Mar 07, 2008 7:25 am | |
| O que vocês acham de juntar as duas idéias? Eu acho que três grupos com responsabilidades definidas iria forçar as pessoas a fazerem somente o que devem fazer, isso pode gerar o que aconteceu no passado, mais uma vez.
Por outro lado, deixar todos livres para fazerem o que quiser também fica complicado, apesar de parecer uma ótima idéia. Seria parecido com um trabalho voluntário, só que mesmo quando um trabalho é voluntário existe algum tipo de organização. Senão, o objetivo fica difícil de alcançar.
A minha idéia consiste no seguinte (pegando como base as idéias do Fabio e do Paulo):
1 - Dividir por tarefas e não por pessoas
Os grupos poderiam ser divididos por tarefas, ou seja, nós podemos pegar o trabalho no todo e dividir em tarefas deixando-as nas menores dimensões possíveis. Mas isso sem se preocupar ainda com quem vai fazer essas tarefas. Seriam grupos de tarefas e não de pessoas. Por exemplo: Tarefa 1 - Levantamento dos dados para a planta baixa. Tarefa 2 - Desenho da planta baixa. Etc... Seria fazer o que a professora quer que a gente faça. (Eu acho que antes disso a gente tem que fazer mais ou menos uma interface gráfica, como a professora ensinou - um esboço).
2 - Escolher 3 pessoas responsáveis
Essas 3 pessoas seriam elegidas pela sala através de uma votação e ficariam com a responsabilidade de organizar as informações e as outras pessoas. As tarefas seriam dividas entre essas 3 pessoas, conforme o assunto. Um exemplo: Responsável 1 fica com a parte gráfica. Responsável 2 fica com a parte lógica e o 3 com a parte de banco de dados ou algo do tipo (é só um exemplo). Mas teriam que ser assuntos que tenham a ver um com os outros, pra pessoa não ficar perdida.
Os 3 responsáveis ficariam gerenciando e não executariam.
3 - Os grupos
Os grupos podem ser criados de uma forma bem flexível e voluntária. Isso fica por conta do responsável, mas ele não escolhem ninguém, as pessoas escolhem os grupos. Caso falte gente pra fazer determinada tarefa, fica por conta da pessoa responsável encontrar alguém para fazer aquilo, de outra forma, as pessoas vêm voluntariamente à pessoa responsável.
4 - O fórum
Tudo isso teria que ser colocado no fórum (óbvio). Assim a pessoa pode entrar em cada tarefa e ver no que pode ajudar, daí se disponibilizar como voluntária.
Depois, cada passo seria colocado no fórum, assim fica até mais fácil das partes conversarem saber o que está ocorrendo, sem falar que depois a documentação vai ficar muito mais fácil também.
Então, resumidamente, seriam 3 grupos, só que uma pessoa ñ precisa estar num grupo só e resolver apenas uma tarefa. Acho que tarefas não vão faltar para serem executadas e tudo estando explicadinho no fórum fica bem mais fácil.
Hoje à noite a gente conversa mais sobre isso então. Mas digam aí o que vocês acham. | |
| Assunto: Cadê todo mundo? Seg Mar 10, 2008 2:46 pm | |
| Ninguém tem nenhuma idéia nova? Ou então não querem já começar a dizer quem é a favor do quê pra ser definido isso? | |
| | | vjnascimento Iniciante
Número de Mensagens : 5 Data de inscrição : 03/03/2008
| Assunto: Re: Metodologia de trabalho Ter Mar 11, 2008 11:09 am | |
| Boa tarde Pessoal...
Eu acho legal a idéia de dividir a sala em 2 grupos e cada grupo escolher a sua metodologia de trabalho. E dentro de cada grupo ter uma pessoa que será responsável em apresentar o andamento do trabalho.
Que tal se decidirmos isso hoje ja hora do intervalo? Só uma votação será bem rápido...
Abraçossss... | |
| | | P3 Admin
| Assunto: Re: Metodologia de trabalho Ter Mar 11, 2008 11:16 am | |
| - vjnascimento escreveu:
- Boa tarde Pessoal...
Eu acho legal a idéia de dividir a sala em 2 grupos e cada grupo escolher a sua metodologia de trabalho. E dentro de cada grupo ter uma pessoa que será responsável em apresentar o andamento do trabalho.
Que tal se decidirmos isso hoje ja hora do intervalo? Só uma votação será bem rápido...
Abraçossss... Concordo com vc Vitor!! Abraços | |
| Assunto: Pq sempre decidem quando eu não estou? Ter Mar 11, 2008 6:18 pm | |
| | |
| | | P3 Admin
| Assunto: Decisão sobre a Metodologia de Trabalho! Ter Mar 11, 2008 9:14 pm | |
| Olá pessoal, boa noite a todos!
Hoje dia 11/03/08 terça-feira, foi decidido qual metodologia de trabalho vamos seguir para desenvolvermos nosso trabalho.
Por 6x5 votos foi decidido entre os alunos presentes em aula que a metodologia adotada será a de dividir os recursos humanos por tarefas, sendo que cada participante do trabalho irá executar a tarefa que escolher, podendo ser mais do que uma, desde que tenha condições de cumprir as expectativas dos alunos envolvidos na mesma tarefa.
Maiores informações serão divulgadas em breve... Abraços
Tópico trancado | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Metodologia de trabalho | |
| |
| | | | Metodologia de trabalho | |
|